Selkirk localiza-se na Província de Manitoba, a 20 minutos ao norte de Winnipeg (capital do Estado). O Number One Intercâmbio é parceiro da escola Lord Selkirk há anos e este destino tem sido um dos preferidos entre os alunos que escolhem o High School para o Canadá. A região da cidade de Selkirk tem muito a oferecer, como o belíssimo lago de Winnipeg, lindas praias ao norte, além de uma rica parte histórica da cidade, com o Lower Fort Garry e a St. Andrews Church (Igreja de pedra mais antiga do Canadá) ao Sul. É uma cidade com 12.000 habitantes, segura, limpa e muito agradável.

PONTOS IMPORTANTES DO INTERCÂMBIO PARA A SELKIRK

É uma cidade pequena, tranquila e segura, porém próxima a uma cidade grande (Winnipeg).
As famílias são compostas pelos mais diversos perfis (com filhos adolescentes, com filhos pequenos, sem filhos, casais de idades variadas, ou família composta por somente um responsável, como mãe e filhos, por exemplo). As famílias recebem uma ajuda de custo durante a permanência do estudante internacional, o que ajuda a custear as despesas extras representadas por um membro a mais da família.
A escola é pública, porém o governo canadense cobra mensalidades escolares dos estudantes internacionais. O programa inclui as mensalidades escolares.
A ficha de inscrição (dossiê) deve ser preenchida da maneira mais completa possível, como se fosse um currículo. Ótimas fotos, respostas completas, que exaltem as experiências prévias do estudante, resultados acadêmicos, hobbies, interesses, etc., são importantes nesta etapa.
O coordenador do programa de intercâmbio fica na própria escola onde o aluno estudará, o que proporciona um acompanhamento próximo e individualizado.
O programa também disponibiliza um telefone de emergência 24 horas, gratuito.
Não há previsão exata sobre a data da chegada das informações sobre a família hospedeira. A equipe do Number One entrará em contato com o estudante assim que recebê-las. Normalmente, as informações começam a chegar um mês antes do embarque.

ABORDAGEM ACADÊMICA

O colégio (Lord Selkirk Regional School) oferece uma grande diversidade de matérias. Assim, a escola combina o ensino acadêmico com programas de música e coral, computação, esportes, artes, etc. Os estudantes internacionais que atendem a escola têm ainda a oportunidade de estudar também outras línguas, se fizerem essa opção, tais como: Espanhol, Alemão e Francês, além de estarem totalmente integrados com os estudantes canadenses.
As modernas instalações da escola incluem laboratórios de computação recentemente atualizados com equipamentos de última geração, assim como uma piscina coberta, equipamentos completos de musculação e pista de corrida. O extenso programa de Educação Física e prática de esportes oferecem Vôlei, Basquete, Natação, Polo Aquático, Tênis e Golfe.
Lord Selkirk oferece ainda um ambiente seguro de aprendizado com ótimos profissionais na área de ensino. Seus alunos constantemente ultrapassam a média provincial e nacional em avaliações escolares padronizadas.

FAMÍLIAS HOSPEDEIRAS

As famílias hospedeiras são de classes média e cuidadosamente escolhidas pelo programa de intercâmbio em Selkirk, cuja equipe visita pessoalmente todas as casas e conversa com os membros de cada família. O estudante terá seu quarto individual e a oportunidade de tornar-se membro de uma família canadense e inserir-se nesta cultura. As principais refeições diárias estão incluídas no valor do programa de intercâmbio.

FOCO INTERNACIONAL

A cada semestre a escola possui apenas 7 vagas direcionadas a estudantes brasileiros, com o objetivo de enriquecer o programa do intercambista com amizades provenientes de diferentes culturas. Ocasionalmente, são organizados passeios opcionais para os estudantes internacionais que complementarão a estadia e oferecerão a oportunidade de conhecer algumas das diversas atracões do estado de Manitoba. Os estudantes poderão ver ursos polares, acampar no bonito Parque Provincial Whiteshell, ir a um jogo de Hockey do time de Manitoba, etc. A lista de atividades é variada.
A equipe do intercâmbio está sempre à disposição dos estudantes internacionais. A coordenação do High School possui escritório dentro da própria escola, o que propicia uma grande facilidade no contato, sempre que for necessário.

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR DESTE PROGRAMA

  • Ter entre 15 e 18 anos (incompletos) de idade até a data do embarque; (Casos em que o aluno tenha a faixa etária diferente da mencionada serão avaliados individualmente).
  • Não ter reprovação escolar nos três últimos anos.
  • Ter nível intermediário da língua inglesa (um teste de fluência será aplicado pelo Number One Intercâmbio. Este teste se chama “SLEP TEST” e não há custos para se fazer esta prova.
  • Estar disposto a vivenciar desafios, conviver com uma cultura e hábitos diferentes.
  • Gozar de boa saúde física e mental.
  • Estar cursando o Ensino Médio.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

Um ou dois semestres letivos, com início em setembro ou fevereiro. Lembramos que o ano letivo canadense tem inicio em setembro. Caso o estudante queira fazer a opção de 2 semestres letivos no Canadá, a saída deverá ocorrer sempre no mês de setembro.

ESTÁ INCLUÍDO NO PROGRAMA

  • Acomodação em casa de família canadense e refeições de acordo com o costume da família e região;
  • Supervisão local (em Selkirk) e guarda dos estudantes durante o programa;
  • Traslado de chegada (aeroporto de Winnipeg à casa da família hospedeira);
  • Seguro saúde durante o período de duração do semestre letivo;
  • Inscrição na Escola Selkirk e mensalidades escolares;
  • Orientações de preparação no Brasil;
  • Apoio e suporte da equipe do Number One Intercâmbio.

OS PREÇOS NÃO INCLUEM

  • Passagem aérea e taxas de embarque. Informamos que o Number One possui tarifas de estudante para o Canadá;
  • Despesas relativas à obtenção do visto e documentos necessários (passaporte);
  • Despesas pessoais durante a estadia no Canadá;
  • Taxas cobradas pela escola para: atividades extras, clubes, excursões, etc;
  • Todos os itens que não forem mencionados como incluídos.