O Number One Viagens representa diversas escolas em vários países.

Geralmente elas são divididas em 3 departamentos:

Acadêmico – Responsável pela parte didática dos cursos. Contratação de professores, conteúdo das aulas, material didático, avaliações e certificados. As pessoas deste setor participam ativamente do progresso e desenvolvimento do aluno na escola. São responsáveis por motivar e estimular o estudante a alcançar seus objetivos. Se o aluno precisar de ajuda para escolher o seu programa, ou se sentir desestimulado com o curso por achar que a turma está fraca ou muito avançada deve procurar este setor.

Acomodação – Caso o aluno queira viver com uma família local ou prefira a independência de um apartamento ou queira experimentar a vida em uma residência estudantil o departamento de acomodação da escola irá cuidadosamente selecionar a melhor alternativa de acordo com o perfil e escolha do estudante. Além de acomodar os alunos com famílias anfitriãs hospitaleiras, ou em residências estudantis os coordenadores de acomodação estão sempre disponíveis para atender os estudantes caso precisem de aconselhamento para se ajustar a nova cultura.

Lazer e Turismo – Ter a oportunidade de explorar um novo país é uma das vantagens de estudar no exterior. O departamento de programação e cultura das escolas organiza uma ampla variedade de atividades para manter o estudante estimulado após o período de aulas e nos finais-de-semana. Assistir uma sessão de vídeo na escola, esquiar, conhecer as redondezas, visitar locais históricos ou mesmo assistir a um jogo de futebol com os novos amigos. No que depender dos coordenadores de atividades da escola o estudante terá bastante oportunidade para aproveitar seu tempo livre. Essas atividades não são obrigatórias e, portanto, não estão incluídas no valor pago pelo curso. Os alunos que quiserem participar deverão se inscrever diretamente na escola.